Actividade 4


Monóxido de Carbono



Liliana Gomes nº15
Mónica Cordeiro nº18
Rita Brígido nº23


Nome:Monóxido de Carbono
Fórmula Química: CO
Constituição: constituída por três átomos, sendo um de carbono e dois de oxigénio.


Utilização:

  • Na produção de ferro e outros metais a partir de seus minérios e hidrogénio a partir da água;
  • Também se combina com o níquel metálico produzindo um composto volátil que é usado na purificação deste metal;
  • Monóxido de carbono também é usado na síntese de vários compostos orgânicos, como ácido acético (processo Monsanto), plásticos, metanol e formatos;
  • Foi utilizado na Segunda Guerra Mundial para a eliminação sistemática daqueles alemães que os nazistas consideravam "indignos de viver" devido a alguma deficiência física ou mental. Seis instalações foram criadas com esse objetivo: Bernburg, Brandenburg, Grafeneck, Hadamar, Hartheim e Sonnenstein. Estes campos de extermínio utilizavam o monóxido de carbono em sua forma pura, produzido quimicamente;
  • Também já foi muito usado como combustível, sob o nome de gás de síntese, que é feito passando-se vapor de água sobre carvão super aquecido.


Propriedades
Estado físico: Gasoso
Cor: Incolor
Odor: Inodoro
pH: Não aplicável


Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado
físico:
Ponto de ebulição: -191,5º C
Ponto de congelamento: - 205,1º C
Temperatura de auto-ignição: 630º C
Ponto de fulgor: Não determinado
Limite de explosividade: LEI: 12,5 %
LES: 74,0 %
Densidade: 1,15 kg/m3 a 21º C e 1 atm

Densidade do gás no ponto de ebulição: 793 kg/m3

Pressão de vapor: Acima da temperatura crítica –140,2º C (21º C e 1 atm)
Solubilidade: Levemente solúvel em água.

Caracteristicas
O carbono é um elemento notável por várias razões.Suas formas alotrópicas incluem, surpreendentemente, uma das substâncias mais frágeis e baratas (o grafite) e uma das mais rígidas e caras (o diamante). Mais ainda: apresenta: uma grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros átomos pequenos, incluindo átomos de carbono que podem formar largas cadeias. O seu pequeno raio atómico permite-lhe formar cadeias múltiplas; assim, com o oxigênio forma o dióxido de carbono, vital para o crescimento das plantas (ver ciclo do carbono); com o hidrogênio forma numerosos compostos denominados, genericamente, hidrocarbonetos, essenciais para a indústria e o transporte na forma de combustíveis derivados de petróleo e gás natural. Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os ácidos graxos, essenciais para a vida, e os ésteres que dão sabor às frutas. Além disso,
fornece, através do ciclo carbono-nitrogênio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelas.


Curiosidades

O monóxido de carbono no ar que respiramos pode se combinar com até 5% da hemoglobina do nosso sangue e, se fumarmos, esse valor pode subir para valores de ordem de 10%. Se chegar a 30% percebemos os sintomas do envenenamento por monóxido de carbono: naúseas, dores de cabeça, indolência e dores no peito.

Ele é o agente de envenenamento do ar mais comum em muitos países.
Quando combinado com a hemoglobina, forma a carboxihemoglobina, que é ineficaz na entrega de oxigênio aos tecidos corporais.
Essa condição é conhecida como anoxemia.


o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigénio, impedindo que este último seja transportado às células.o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigénio, impedindo que este último seja transportado às células.

o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigénio, impedindo que este último seja transportado às células.
Foto_001.jpg